quinta-feira, 2 de julho de 2009

FIFA REPREENDE COMEMORAÇÃO RELIGIOSA DOS JOGADORES BRASILEIROS

Federação manda alerta à CBF após o Brasil ser acusado de utilizar o futebol como palco para a religião.

GENEBRA - A comemoração da seleção pelo título da Copa das Confederações e o comportamento dos jogadores brasileiros após a vitória sobre os Estados Unidos causam polêmica na Europa. A queixa é de que o time brasileiro estaria usando o futebol como palco para a religião.

A FIFA confirmou ao Estado que mandou um alerta à CBF pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final.Ao final do jogo contra os EUA, os jogadores da seleção fizeram uma roda no centro do campo e rezaram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a FIFA e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da FIFA abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes europeus hoje.

Tanto a FIFA quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo. Mas, por enquanto, a FIFA não ousa punir a seleção brasileira. “A religião não tem lugar no futebol", afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi "exagerada". "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora", disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca.Ao Estado, a entidade confirmou que espera que a FIFA tome "providências" e que busca apoio de outras associações.As regras da FIFA de fato impedem mensagens políticas ou religiosas em campo.

A entidade prevê punições em casos de descumprimento. Por enquanto, a FIFA não tomou nenhuma decisão e insiste que a manifestação religiosa apenas ocorreu após a partida. Essa não é a primeira vez que o tema causa polêmica. Ao fim da Copa de 2002, a comemoração do pentacampeonato brasileiro foi repleta de mensagens religiosas.A FIFA mostrou seu desagrado na época. Mas disse que não teria como impedir a equipe que acabara de se sagrar campeã do mundo de comemorar à sua maneira. A entidade diz que está "monitorando" a situação. E confirma que "alertou a CBF sobre os procedimentos relevantes sobre o assunto". A FIFA alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para rezar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo. O Estado não conseguiu contato com Rodrigo Paiva, assessor da CBF, para comentar o caso.

AE/NC

3 comentários:

  1. Cada um festeja da maneira que tem que festejar, agradece da maneira que agradece todas as conquistas na vida, como sempre o fez.

    O engraçado é que manifestações, celebrações ao estilo strip-tease, é essa mesma palavra que se deve utilizar, em que os jogadores se despem por completo, esse tipo de celebração não é punido, não é falado nem comentado de forma negativa!

    Bem, eu não tenho nada a ver nem me ofende se eles se despem no final de um campeonato, de um jogo importante, de uma vitória, mas não posso ficar calada e ficar na minha quando vejo este tipo de noticias.

    Isto é a coisa mais ridícula que se pode ler. E dão o exemplo dos Muçulmanos, mas isso nada tem a ver. Aliás, tem, mas o que se trata aqui é que eles não magoaram ninguém, não fizeram algum mal, nem obrigaram ninguém a fazer o que não se quisesse.

    ResponderExcluir
  2. oi pessoal a paz do senhor!!!oi katiuscia
    to amando seu blog ak é a kezia rsrs...essa materia me chamou atençao!!!a palavara de Deus nos diz q nos finais dos tempos muitos fieis serao reempredidos e chamados ao tribunal por falar no nome dele ..JESUS!!e falar o neme de Deus em publico assim pro mundo td tem incomodado já...jesus esta voltando!!!se preparemm!!!nao vamos deixar de falar desse Deus tao maravilhoso!!katy minha irma te amo Deus te abençoe cada dia mais !!!bjsss

    ResponderExcluir
  3. Iramar Macêdo-Ce
    Isso é um absurdo!

    Onde fica a liberdade de expressão e culto?

    Cumpre-se o q O Senhor Jesus disse aos seus discípulos. Que o mundo nos odiaria e nos perseguiria por causa do Seu nome, e mais por não sermos "do mundo".
    É engraçado que essa instituição não se manifestou quando os egípcios se ajoelharam no campo (durante o jogo) e fizeram uma oração a Alá. Por que?
    Devemos irmãos estar preparados, pois daqui pra frente a perseguião vai aumentar.
    Fiquemos firmes no Senhor.

    Paz...

    ResponderExcluir

Comente aqui. Desde já agradeço. Sua participação é muito importante para evolução e desenvolvimento do Blog! Graça e Paz!!!